GPT fdisk v1.0.9

Pacote acessível e útil de instrumentos de particionamento em modo texto que podem funcionar com a tabela de partição de identificador global exclusivo (GUID).

GPT fdisk v1.0.9

Na eventualidade de você precisar manter vários arquivos e aplicativos em locais diferentes dos arquivos do sistema ou do sistema operacional, criar partições nos discos rígidos conectados ao seu computador é sua melhor aposta. GPT fdisk é um pequeno utilitário CLI projetado para ajudá-lo a criar partições usando comandos.

É importante notar que a ferramenta é composta por um conjunto de ferramentas, nomeadamente programas gdisk, cgdisk, sgdisk e fixparts. Enquanto os três primeiros componentes funcionam em discos rígidos GUID, o último tem a função de reparar vários tipos de danos que ocorreram aos discos MBR. Ao mesmo tempo, o aplicativo fixpart permite que você mude do disco primário para o disco lógico e vice-versa, sempre que necessário.

De modo geral, o Windows não consegue inicializar os discos GPT, a menos que a máquina venha com firmware UEFI (Unified Extensible Firmware Interface), um recurso que está disponível apenas para o sistema operacional Vista e mais recente. Consequentemente, graças a esta ferramenta, agora você pode fazer partições que atribui de acordo, mesmo em sistemas operacionais mais antigos.

O utilitário também pode ser útil quando você precisar alterar ou criar um disco MBR híbrido e, portanto, garantir que seu sistema operacional seja capaz de inicialização dupla. Por último, mas não menos importante, o utilitário permite que você crie backups de tabelas de partição a partir de arquivos de disco comuns que podem ser restaurados posteriormente.

Novidades: O site oficial não oferece informações de mudanças desta versão.

Homepage

Tamanho: 4.2 Mb

Download:
GPT fdisk v1.0.9

! Por favor, comente se o download estiver quebrado
Vamos consertar o mais rápido possível


Compatilhe: