Meu Coração Desnudado - Charles Baudelaire

Verdadeiro divisor de águas que irrompeu na literatura francesa em meados do século XIX, Baudelaire marca o percurso da literatura até os dias de hoje.

Meu Coração Desnudado - Charles Baudelaire

Herdeiro de certos traços da obra de Edgar Alan Poe e Gerard de nerval, Baudelaire constrói a sua a partir da crítica radical aos excessos sentimentais do romantismo, contribuindo assim, decisivamente, para a instauração da modernidade. Sua grande inovação foi a atitude perante a linguagem: como observou Erich Auerbach, Baudelaire incorporou o aspecto grotesco da realidade à linguagem sublimada própria dos movimentos literários então vigentes.

A partir daí - desse episódio fundador da poesia moderna - a realidade passou a ter pleno e franco acesso à linguagem poética. Nesse sentido, 'Meu Coração Desnudado' deixa de ser apenas um conjunto de anotações de caráter íntimo, pare se tornar um texto autenticamente poético: um texto que se articula enquanto linguagem, na medida em que, desnudando a realidade do autor e do mundo que o cerca e oprime, desnuda-se sobretudo a si mesmo. A presente edição entregue ao leitor brasileiro não é apenas uma tradução: é a perfeita transposição da personalidade estilística de Baudelaire para o interior de nossa língua. Não se chamasse o tradutor Aurélio Buarque de Holanda Ferreira.

Uma vez, perguntou-se, em minha presença, em que consistia o maior prazer do amor. Alguém naturalmente respondeu: "em receber". E um outro: "em dar-se". Um outro ainda: "prazer de orgulho". E mais outro: "volúpia de humildade". Houve, por fim, um descarado utopista que afirmou que o maior prazer do amor era o de formar cidadãos para a pátria.Quanto a mim, digo: a volúpia única e suprema do amor está na certeza de fazer o mal. E o homem e a mulher sabem, desde o nascimento, que no mal se encontra toda a volúpia.

Gênero: Ficção Literária, Literatura e Ficção

Formato: ePub/Pdf

Tamanho: 1.6 Mb

Download

! Por favor, comente se o download estiver quebrado
Vamos consertar o mais rápido possível