São Nicolau e Krampus - Charles River

O Natal é um dos eventos mais celebrados em todo o mundo. A par do Ano Novo e dos dias nacionais de cada respectivo país (Dia da Independência dos EUA ou Dia da Bastilha na França), o dia 25 de Dezembro é um dos que mais contribui para a articulação do quotidiano, do trabalho e da economia, inclusive em nações não cristãs.

São Nicolau e Krampus - Charles River

Desde a Antiguidade que o Solstício de Inverno tem sido propício ao jovial convívio comunitário. Sobretudo desde o século XX em diante, os dias em torno desta festividade têm sido uma ocasião de fomento da atividade comercial. O período invernal representa o mais sólido estímulo à economia - superando qualquer espécie de pacote fiscal -, uma vez que os rendimentos e as despesas, tanto de famílias como de empresas, experimentam um incremento generalizado. Nos Estados Unidos, por exemplo, as vendas de Natal geram, aproximadamente, 3 biliões de dólares.

Um dos vultos mais emblemáticos da época natalícia é São Nicolau, apesar do desconhecimento generalizado do público a seu respeito. Hoje, São Nicolau encontra-se reduzido a uma figura idosa, fantástica e generosamente gorducha, sendo amiúde acompanhado de uma série de renas voadoras e empregando na sua oficina duendes sempre afáveis. Compreensivelmente, muitos referem Nicolau como a fonte de inspiração dos inúmeros mitos propagados acerca do Pai Natal. Embora isto seja parcialmente verdadeiro, convém referir que as semelhanças entre São Nicolau e o Pai Natal são, na realidade, bastante limitadas.

Gênero: História Mundial, Biografias, Casos Verdadeiros

Formato: ePub/Pdf

Tamanho: 5.9 Mb

Download

! Por favor, comente se o download estiver quebrado
Vamos consertar o mais rápido possível