Viagens de Gulliver - Jonathan Swift

Obra mais famosa de Jonathan Swift, Viagens de Gulliver é um genial tratado de filosofia política. Em suas viagens, o personagem conhece diferentes regimes políticos e os analisa profundamente. Tudo isso é feito "com a pena da galhofa" e é exatamente essa capacidade que tornou Gulliver um personagem polêmico e um sucesso imediato.

Viagens de Gulliver - Jonathan Swift

Em Viagens de Gulliver, Swift dispara sua fúria satírica contra a ciência, a sociedade, a economia, o comércio e a política de seu tempo. Até mesmo a decisão de escrever em formato de relato de viagem é uma resposta sarcástica ao sucesso que a obra Robinson Crusoé conquistava na época em que Swift começou a produzir o texto.

Tudo em Gulliver é polêmico, inclusive o fato de um livro que foi descrito por Thackeray (1811-1863) como "imundo em palavras, imundo em pensamentos, furioso, violento e obsceno" ter se tornado ao longo do tempo uma história de caráter infantil.

Swift influenciou autores como George Orwell (1903-1950) e os brasileiros Machado de Assis (1839-1908) e Monteiro Lobato (1882-1948). A visão de um estrangeiro em situações insólitas nos remete aos contrastes culturais enfrentados pelos fluxos migratórios que chegaram ao Brasil desde sua tomada pelos europeus e, depois, por outros povos imigrantes de toda sorte, como japoneses, italianos, alemães, africanos, judeus, sírios, armênios e árabes. Tornar Gulliver acessível gratuitamente é uma conquista para todos os leitores em língua portuguesa.

Gênero: Ficção Clássica, Ação, Aventura

Formato: ePub/Pdf

Tamanho: 3.7 Mb

Download

! Por favor, comente se o download estiver quebrado
Vamos consertar o mais rápido possível