Memento Mori - Muriel Spark

'Memento Mori' é protagonizado por um grupo peculiar de personagens - homens e mulheres que se conhecem desde sempre e que, segundo a lógica da natureza, não vão durar muito tempo.

Memento Mori - Muriel Spark

Eles formam um grupo muito distinto de senhoras e senhores britânicos. Estão beirando os oitenta anos, mas só começam a desconfiar de que a vida termina quando passam a receber estranhos telefonemas. Lembre-se de que vai morrer, diz com serenidade uma voz masculina. E desliga. O lembrete sobre a morte agita o cotidiano desses personagens idosos, que não têm nada de bons velhinhos.

Entre eles se incluem um fabricante de cerveja, sua irmã gorda e solteirona, sua esposa escritora, já meio caduca, um médico que coordena pesquisas geriátricas um tanto esquisitas, uma governanta pernóstica e um aposentado da Scotland Yard - e de repente é como se todos eles resolvessem dar um mergulho desvairado na vida. Isto é, nas águas passadas: eles vão tratar de pôr em dia as contas que guardavam na gaveta.

Quem traiu? Quem foi traído? E com quantos amantes? Quem teve inveja? Quem gostou de ser invejado? Quem fez o que não devia? Que sapos continuam entalados na garganta? Aproveite enquanto dá tempo, é o que parece lembrar a voz ao telefone. Carpe diem!, diz o Memento Mori.

Foi com este romance, lançado em 1959 e hoje um pequeno clássico, que a veneranda Muriel Spark se projetou como uma autora-chave da literatura contemporânea de língua inglesa.

Gênero: Literatura, Ficção, Romance, Romance psicológico

Formato: ePub/Pdf

Tamanho: 1.1 Mb

Download

! Por favor, comente se o download estiver quebrado
Vamos consertar o mais rápido possível