Os Intelectuais e a Sociedade - Thomas Sowell

Obra que foca na figura do que o Sowell chama de Intelligentsia, uma elite de ungidos que se auto-intitula guiadores da sociedade, e como essas figuras em seus respectivos campos de atuação distorcem os fatos e acontecimentos históricos.

Os Intelectuais e a Sociedade - Thomas Sowell

Este é um estudo sobre o grande peso que têm os intelectuais, cujas atividades afetam sobejamente, como classe organizada, as sociedades modernas, moldando o clima de opinião pública de forma decisiva, sob cuja influência são desenvolvidas as políticas oficiais sobre as mais variadas questões, abarcando os campos da economia, do direito, da guerra e da paz.

O cerne do livro é pautado na demonstração clara, envolvente e objetiva dos efeitos negativos e muitas vezes, catastróficas, decorrentes da influência exercida por "intelectuais ungidos" sobre tomadas de decisões no âmbito político-econômico, no campo da ética e da cultura, no mercado financeiro, na segurança pública, na educação e nas políticas de relações internacionais de nações.

Apesar de tratar majoritariamente de fatos ocorridos nos Estados Unidos, além de alguns outros países na Europa e um pouco menos na Ásia, os pontos apresentados são facilmente identificáveis e compatíveis com a realidade brasileira. A grande lição enfatizada por Thomas Sowell é que há um grande equívoco por parte daqueles intelectuais que irresponsavelmente resolvem exercer repetidamente sua influência sobre sociedades e governos ao opinar acerca de assuntos que extrapolam completamente sua área de conhecimento e campo de atuação.

Gênero: Sociologia, Crítica Social, Ciências Sociais

Formato: ePub/Pdf

Tamanho: 3.3 Mb

Download

! Link quebrado? Deixe um comentário para consertarmos.